Skip to content

E nós por cá, tudo bem?

21/05/2009
bernini_st_teresa_avila-frg

Giovanni Bernini, Êxtase de Teresa de Ávila

Na Irlanda a Comissão de Inquérito sobre o Abuso de Crianças levou 9 anos a investigar maus-tratos,  violência e abusos sexuais cometidos sobre crianças que estiveram ao longo do século XX à guarda de instituições religiosas e apresenta agora vários volumes de relatos atrozes.

“Os abusos sexuais foram endémicos nas instituições para os rapazes”, lê-se. “A situação nas instituições para raparigas era diferente, não era sistémica”. O documento refere-se a um período que começou em 1936 e acabou no final dos anos 90 e uma das conclusões é que “as autoridades religiosas sabiam que os abusos sexuais eram um problema constante nas instituições masculinas” da Irlanda.

in Público

E por cá, ficamo-nos pela Casa Pia? Para quando uma comissão independente que investigue as condições em que foram criados órfãos e abandonados, ao longo do tempo em que o seu internamento ocorria por regra em casas religiosas? Até pode ser à moda da Irlanda, com ocultação dos nomes dos acusados, mas pelos vistos teremos de esperar que alguém tenha a coragem de um John Kelly, vítima e hoje acusador como muitos outros que decidiram agora sair do armário de dor em silêncio em que lhes encerraram as vidas. Por cá demora ainda mais a sair.

Advertisements

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: