Skip to content

Como ser Anjo

13/08/2009
vasilis vasilikos

Vasilis Vasilikos

como-ser-anjo

– Tu, Angelos, nada tens a temer. Nunca fumaste haxixe. Nunca alinhaste com o Diabo. Estás aqui somente à espera de qualquer coisa. Eu, desde o momento em que comecei a procurar a verdade, a procurar uma fé inabalável a que me pudesse agarrar, não consegui encontrar mais do que a decepcionante mediocridade dos homens. Seja em que situação for, eles não pensam senão no seu pequenino bem-estar. E a mim só me resta o sacrifício. O sacrifício pela minha teoria, que não é mais do que uma outra forma da Ideia-Armadilha. E sacrificar-me-ei com plena consciência do que faço, já que não imagino transformar-me no próprio Deus. Não é como Saul, que se converteu, tornou-se Paulo e julgou que tinha conseguido chegar a um resultado. Será antes como Cristo, que se sacrificou julgando que com um tal sacrifício conseguia salvar os homens. O meu sacrifício não irá salvar ninguém. Nem sequer a mim mesmo. Não passará da minha mais alta oferenda à Ideia-Armadilha. Porque, acredita-me, tudo, mas mesmo tudo, Satanás e o Superdeus, os Anjos e os Monstros do Inferno, a Terra e o Céu, a Luz de que falaste à bocado e as Trevas, tudo faz parte da Grande Armadilha. Duma forma ou doutra, somos sempre apanhados…

Vassilis Vassilikos, Como Ser Anjo, trad. Armando Silva Carvalho, disponível num alfarrabista perto de si

2 comentários leave one →
  1. Maria Teresa Spínola permalink
    12/12/2011 0

    Como ser anjo,foi o livro que mais me marcou em toda a minha vida.Comprei-no em 1971 ou 1972 na Feira do Livro de Lisboa e já o reli uma meia dúzia de vezes por completo e leio passagens de que particularmente gosto muitas vezes. A edição que tenho é precisamente a da imagem, capa azul cobalto,tamanho de livro de bolso, e já um tanto ou quanto envelhecida pelo passar dos anos.
    Gostava que toda a agente soubesse que existe um livro assim e o lê-se.

    • 12/12/2011 0

      Eu tive vários. Um, que emprestei, vim a comprá-lo outra vez, num alfarrabista, onde o encontrei com a minha rubrica…

Deixe uma Resposta

